O Pinterest atualmente tem realizado algumas mudanças em 2019 e agora tem uma nova ferramenta. A nova ferramenta do Pinterest tem o nome de “Complete the Look”, e é uma nova ferramenta de pesquisa visual.
E o que é isto de pesquisa visual e o que pode interessar ás marcas?
O “Complete The Look” é a nova ferramenta de pesquisa visual que recomenda produtos relevantes nas categorias de decoração e moda, com base no contexto da cena. Por exemplo, se um utilizador pesquisar por uma cena de praia, a plataforma recomendará produtos encontrados em imagens semelhantes, como chapéus, sandálias e óculos de sol.
O Pinterest tem-se focado nos seus recursos de comércio eletrónico há já algum tempo, e esta nova ferramenta de pesquisa visual é outro passo nessa direção. A tecnologia possibilita que a plataforma recomende produtos de moda e decoração para casa com base no contexto e nos atributos de todos os objetos de uma imagem que um utilizador pesquisa ou salva.
Como resultado, as marcas poderão ganhar mais exposição no Pinterest à medida que mais Pins forem exibidos por meio da pesquisa visual.
A nova ferramenta do Pinterest , o “Complete the Look” leva em consideração a roupa, o tipo de corpo, a estação, interior versus exterior, várias peças de mobiliário e a estética geral de uma sala para dar recomendações baseadas no nosso gosto e no que está “na moda” , escreve Eric Kim e Eileen Li. que fazem parte da equipe de pesquisa visual do Pinterest.
Um relatório do Gfk “Path to Purchase” de novembro passado descobriu que 78% dos utilizadores do Pinterest que se envolveram com Pins de decoração de casa fizeram uma compra com base no conteúdo compartilhado por marcas na plataforma – esse número aumentou para 83% dos utilizadores relacionados com Pins de moda semanalmente.
Em março, o Pinterest contratou Jeremy King para liderar sua equipe de engenharia. King trouxe uma profunda experiência em e-commerce para a plataforma como ex-CTO da Walmart e vice-presidente de engenharia da eBay.
Na segunda-feira, o Pinterest apresentou uma nova categoria “Shopping” ao seu programa “Pinterest Marketing Partner” e anunciou que iria retirar “Marketing” do nome do programa, passando a ser apenas “Pinterest Partners”.
Um relatório de junho da eMarketer disse que o Pinterest supera outras plataformas sociais em termos de descoberta de produtos: 47% dos utilizadores recorrem ao Pinterest para encontrar novos produtos, contra 15% dos utilizadores do Facebook e 11% dos utilizadores do Instagram.
E vocês? O que acham desta nova ferramenta?
Sobre o autor