Dicas para a pesquisa no Google

Porhelena.ledo

Dicas para a pesquisa no Google

Sharing is caring!

Todos nós conhecemos o Google e a sua pesquisa, mas será que sabemos tirar o máximo proveito dela? Todos de certeza já pesquisaram alguma coisa no Google mas neste artigo vamos dar umas dicas para pesquisar no Google que podem ser importantes e que nos irão poupar tempo e parecer uns especialistas nesta área.

1. As aspas ” “

Uma primeira dica quando pesquisam uma frase no Google  são o uso das aspas.

Nós podemos utilizar as aspas numa frase ou grupo de palavras para procurarmos exatamente essa frase ou palavras, sem sugestões relacionadas.

O que isto quer dizer?

Se procurarmos a frase: Para que serve SEO? o Google vai procurar qualquer uma destas palavras em qualquer ordem e posição em vários sites.

Se procurarmos a mesma frase mas com aspas: Para que serve SEO?” o Google vai procurar exatamente esta frase em vários sites, o que especifica melhor os resultados que apresenta e que poderão ser mais do nosso interesse.

2. O sinal Menos(-) e Mais(+)

Estes sinais vão nos ajudar a retirar(-) da pesquisa ou a focar(+) a pesquisa no conteudo que queremos.

Por exemplo se escrevermos laranja -cor o Google vai apresentar tudo o que estiver relacionado com laranja e não tem qualquer palavra sobre a cor.

Já se escrevermos laranja +cor o Google apresenta-nos apenas tudo o que estiver relacionado com a cor laranja.

3. A calculadora

Se precisarmos de fazer uma conta á pressa e naõ estivermos com paciência para andar a procurar calculadoras para instalar no pc ou mesmo no telemóvel saibam que se colocar o cálculo que pretendem na pesquisa do Google este apresenta-vos uma calculadora onde podem fazer vários cálculos.

Por exemplo se pesquisarem: raiz quadrada de 6 é vos apresentada a seguinte calculadora:

Calculadora Google

 

4. Link:Consulta

Sempre que quisermos saber se um determinado link, por exemplo um artigo do nosso blog, aparece em outros sites e quais, basta escrevermos na pesquisa: link:link_do_artigo_blog

Esta pesquisa irá apresentar-nos todos os sites que têm um link para o nosso artigo.

5. Site:Consulta

Se precisarmos de encontrar  alguma referência ou texto num site com muito conteudo podemos colocar na pesquisa do Google o seguinte: site:url_site_onde_procurar palavra_a_procurar

Por exemplo se queremos procurar a palavra SEO no site www.helenaledo.com fazemos:

site:www.helenaledo.com SEO

6. Seletor de cores

Quando precisamos de converter um código de uma cor ou mesmo escolher uma cor, o Google tem um seletor de cor que podemos utilizar. Para isso basta escrever na pesquisa Google o código de uma cor por exemplo: #efefef e o Google apresenta o seu seletor como a imagem seguinte:

Seletor de cor da Google

 

Exitem ainda muitas outras pesquisas que podem fazer a diferença na nossa produtividade tais como o conversor de unidades, que funciona um pouco como o seletor de cor e o tradutor que basta colocar a palavra traduzir antes da frase ou palavra a traduzir.

E vocês? Conhecem outras pesquisas e dicas que nos podem ajudar?

 

 

 

 

Sobre o autor

helena.ledo administrator

Deixar uma resposta