Para quem faz gestão de páginas de redes sociais é importante saber quando alguma rede social altera as suas métricas ou as atualiza. Com a alteração de métricas no Facebook teremos de atualizar relatórios onde elas estão definidas e concentrarmo-nos em esforços de otimização.
O Facebook irá atualizar a sua classificação de relevância de um anuncio, por três novas métricas. Também irá remover seis métricas existentes para anuncios, substituindo-as por medidas “mais acionáveis“.
Já a partir do dia 30 de Abril a classificação de relevância que era apenas uma única métrica e que pontuava a relevância de um anúncio para o público-alvo, irá deixar de existir e serão criadas 3 novas métricas:
Do mesmo modo que a classificação de relevância, também estas novas métricas não são incluídas no desempenho de um anúncio no leilão. No entanto fornecem insights sobre como as alterações criativas, a segmentação por público-alvo ou a experiência pós-clique podem afetar o desempenho do anúncio.
O Facebook informou que atualiza regularmente suas ofertas métricas e remove as que não estão a ser mais utilizadas, substituindo-as por ferramentas de medição mais eficazes.
Com as alterações de métricas, o Facebook, já a partir do próximo mês vai fechar 6 métricas:
De acordo com o Facebook, estas métricas vão ser substituidas por outras que agregarão dados destas mesmas métricas fechadas.
“Estamos a introduzir a métrica Publicações guardadas para que as empresas vejam quantas pessoas salvaram os seus anúncios”, escreveu o Facebook,
“Os anúncios de ofertas serão contados na nova métrica Publicações guardadas , por isso estamos a eliminar a métrica de Ofertas guardadas“.
As métricas Respostas de mensagens e Respostas por mensagem estão a ser substituídas pelas novas métricas de Conexões de mensagens e Conversas de mensagens iniciadas.
“Ouvimos o feedback de que as Respostas de mensagens não eram tão valiosas porque os profissionais de marketing estão mais interessados nas NOVAS conversões que começaram com pessoas que nunca trocaram mensagens”, escreveu o Facebook.
A empresa diz que a nova métrica do Conexões de mensagens só medirá novas conversas.
O ROAS de compras na Web e para dispositivos móveis será agora agrupado em uma métrica consolidada que mostra o ROAS em todos os canais.
Mais informações podem consultar a própria página do facebook sobre este assunto aqui.
Sobre o autor