Com um aumento de utilizadores nas redes sociais, também vários tipos de conteudos de vários temas são todos os dias inseridos. A hashtags não é mais que uma palavra chave antecedidas de # que nos ajuda a encontrar o conteudo certo de um determinado tema.
Foi com o Twiter que o uso das hashtag (#) se tornou popular e alcançou a popularidade nas outras redes sociais que hoje vemos.
Muitas pessoas viram ou já utilizaram estas palavras chave, no entanto sem entenderem a principal função.
Como já referido, uma hashtag é uma palavra chave antecedida pelo simbolo # e que é utilizada para identificar o tema do conteudo que se está a partilhar nas redes sociais. Cada hashtag é transformada num link que é rederecionado para todos os posts que têm aquela hashtag associada.
Esta é uma boa maneira de associar, agrupar posts com conteudo relacionado e que facilitam na hora da pesquisa. A partir dessa pesquisa podemos encontrar pessoas que se interessam pelas mesmas coisas e falam sobre o assunto que foi partilhado.
Por exemplo, se estivermos interessados em saber o que é uma Landing Page podemos tentar pesquisar por #landingpage. De certo encontra conteudo e pessoas que falam e escrevem sobre Landing Pages.
Para usar uma hashtag basta inserir o simbolo # seguido de uma palavra chave que melhor representa o conteudo do seu post e que melhor poderá classifica-lo. Podemos ter várias hastags para um só post e devemos nos lembrar que as hastags não identificam espaços em branco, por isso temos de escrever as palavras todas juntas, como por exemplo: #oqueéumalandingpage.
Existem algumas dicas que nos podem ajudar na hora de utilizar as hashtags da melhor forma possivel.
Cada rede social tem as suas próprias hashtags virais e normalmente estas hashtags não passam de uma rede social para outra:
Também cada rede social tem as suas regras no uso de hashtag. Iremos ver essas regras para algumas redes sociais tais como Twitter, Instagram e Facebook.
Algo unico nas hashtags do Twitter é podermos utiza-las para criar sessões de perguntas e respostas sobre um determinado tema. A estas sessões damos o nome de Twitter Chats e é um começo para fazermos networking com pessoas interessadas em certos assuntos.
Para verificarmos o que se fala sobre uma hashtag podemos utilizar a pesquisa simples, escrevendo a hashtag, que queremos pesquisar, no campo indicado pela lupa, ou utilizar a pesquisa avançada e limitar a pesquisa por data, localização, tweets positivos ou negativos – ou
.
No Twitter as hashtags mais usadas entram num ranking, chamado de Trending Topics.
Iremos notar que, no Instagram, as hashtags são mais gerais do que no Twitter. Elas referem-se mais às fotos em si, como é o caso da hashtag #nofilter, que indica uma foto sem filtro.
Para pesquisar os resultados da nossa hashtag, precisamos de digitá-la no campo de pesquisa e clicar na opção Tags. Também podemos ver as hashtags mais utilizadas ao clicar na opção Explore, representada pela lupa.
No Facebook, a pesquisa de algo é mais simples, pois a hashtag do post torna-se automaticamente um link para a página. Por isso basta clicar no nosso próprio post para ver o que outras pessoas estão a comentar com aquela hashtag.
Também podemos procurar resultados com uma hashtag utilizando o campo de pesquisa ou através do URL: www.facebook.com/hashtag/NossaHashtagAqui.
Agora que já vimos um pouco sobre o uso de hashtags, acham que já se encontram prontos para tirar o máximo partido do uso das hashtags e ter melhores resultados nas redes sociais?
Partilhem as vossas experiências nos comentários e digam-nos se vão alterar ou não a maneira de utilização das hashtags!
Sobre o autor