O que é hashtag (#)

Porhelena.ledo

O que é hashtag (#)

Sharing is caring!

Com um aumento de utilizadores nas redes sociais, também vários tipos de conteudos de vários temas são todos os dias inseridos. A hashtags não é mais que uma palavra chave antecedidas de # que nos ajuda a encontrar o conteudo certo de um determinado tema.

Foi com o Twiter que o uso das hashtag (#) se tornou popular e alcançou a popularidade nas outras redes sociais que hoje vemos.

Muitas pessoas viram ou já utilizaram estas palavras chave, no entanto sem entenderem a principal função.

Afinal, o que é hashtag?

Como já referido, uma hashtag é uma palavra chave antecedida pelo simbolo # e que é utilizada para identificar o tema do conteudo que se está a partilhar nas redes sociais. Cada hashtag é transformada num link que é rederecionado para todos os posts que têm aquela hashtag associada.

Esta é uma boa maneira de associar, agrupar posts com conteudo relacionado e que facilitam na hora da pesquisa. A partir dessa pesquisa podemos encontrar pessoas que se interessam pelas mesmas coisas e falam sobre o assunto que foi partilhado.

Por exemplo, se estivermos interessados em saber o que é uma Landing Page podemos tentar pesquisar por #landingpage. De certo encontra conteudo e pessoas que falam e escrevem sobre Landing Pages.

Como usar hashtag?

Para usar uma hashtag basta inserir o simbolo # seguido de uma palavra chave que melhor representa o conteudo do seu post e que melhor poderá classifica-lo. Podemos ter várias hastags para um só post e devemos nos lembrar que as hastags não identificam espaços em branco, por isso temos de escrever as palavras todas juntas, como por exemplo: #oqueéumalandingpage.

Existem algumas dicas que nos podem ajudar na hora de utilizar as hashtags da melhor forma possivel.

Dicas para o uso das hashtags.

  1. Não usar uma hashtag para cada palavra ou seja se utilizarmos #o#que#é#uma#landingpage vamos colocar o nosso conteudo em vários grupos e pesquisa e não propriamente no grupo mais relacionado com o tema.
  2. Não usar hashtag muito compridas. Uma hashatg muito comprida como por exemplo #amusicamaisbonitaquejáouvi vai limitar em muito a paesquisa o que provoca uma diminuição da procura desse conteudo.
  3. Utilizar uma hashtag que esteja relacionada com o conteudo e não, porque é muito utilizada. Se utilizarmos hashtags que nda têm a haver com o conteudo também teremos publico que não se vai interessar pela nossa página, não havendo propagação do nosso conteudo.
  4. Ter atenção á ortografia. Uma hashtag com erro de ortografia não vai chegar á quantidade de publico que pretendíamos, pois é pouco provável que alguem pesquise uma hashatg com o mesmo erro.

 

Como usar hashtag nas redes sociais?

Cada rede social tem as suas próprias hashtags virais e normalmente estas hashtags não passam de uma rede social para outra:

  • #FF no Twitter : que significa “Follow Friday” e é utilizada para recomendar um perfil que podemos achar interessante.
  • #instagood no Instagram: Para indicar no Instagram uma foto que achamos que está muito boa.

Também cada rede social tem as suas regras no uso de hashtag. Iremos ver essas regras para algumas redes sociais tais como Twitter, Instagram e Facebook.

Twitter

Algo unico nas hashtags do Twitter é podermos utiza-las para criar sessões de perguntas e respostas sobre um determinado tema. A estas sessões damos o nome de Twitter Chats e é um começo para fazermos networking com pessoas interessadas em certos assuntos.

Para verificarmos o que se fala sobre uma hashtag podemos utilizar a pesquisa simples, escrevendo a hashtag, que queremos pesquisar, no campo indicado pela lupa, ou utilizar a pesquisa avançada e limitar a pesquisa por data, localização, tweets positivos ou negativos – 🙂 ou 🙁 .

No Twitter as hashtags mais usadas entram num ranking, chamado de Trending Topics.

Instagram

Iremos notar que, no Instagram, as hashtags são mais gerais do que no Twitter. Elas referem-se mais às fotos em si, como é o caso da hashtag #nofilter, que indica uma foto sem filtro.

Para pesquisar os resultados da nossa hashtag, precisamos de digitá-la no campo de pesquisa e clicar na opção Tags. Também podemos ver as hashtags mais utilizadas ao clicar na opção Explore, representada pela lupa.

Facebook

No Facebook, a pesquisa de algo é mais simples, pois a hashtag do post torna-se automaticamente um link para a página. Por isso basta clicar no nosso próprio post para ver o que outras pessoas estão a comentar com aquela hashtag.

Também podemos procurar resultados com uma hashtag utilizando o campo de pesquisa ou através do URL: www.facebook.com/hashtag/NossaHashtagAqui.

 

Agora que já vimos um pouco sobre o uso de hashtags, acham que já se encontram prontos para tirar o máximo partido do uso das hashtags e ter melhores resultados nas redes sociais?

Partilhem as vossas experiências nos comentários e digam-nos se vão alterar ou não a maneira de utilização das hashtags!

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

helena.ledo administrator

Deixar uma resposta