O que é uma Landing Page

Porhelena.ledo

O que é uma Landing Page

Sharing is caring!

Muito se tem falado de Landing Page nas redes sociais, em publicidade e mesmo em videos. No entanto muitas pessoas têm um ideia pequena do que é uma Landing Page e para que serve afinal.

Se está a tentar gerar leads para sua empresa e não tem pelo menos algumas páginas de destino no seu site, de certeza estará a  perder uma oportunidade importante para transformar os seus visitantes em algo mais. Talvez futuros clientes?

O que é uma Landing Page?

Uma landing page é uma página no nosso site onde podemos oferecer algo em troca das informações de contacto de um visitante.

Essas informações de contacto podem ser capturadas a partir de um  formulário próprio para o efeito, no qual os visitantes podem inserir detalhes como nome, endereço de e-mail e numero de telefone.

Para que serve uma Landing Page?

As Landing Pages podem ser usadas para capturar informações sobre os visitantes do website em troca de algo como e-books, informação por email , cursos online, eventos, avaliações gratuítas de produtos, registos em comunidades e grupos e acesso a aplicações móveis.

As Landing Page têm um objetivo principal: gerar leads para o nosso negócio. No entanto, podemos definir essas leads de várias maneiras e oferecer mais de um tipo de conteúdo ou experiência por meio dessa Landing Page.

Aqui estão algumas maneiras de usar uma Landing Page para iniciar um relacionamento com os nossos futuros clientes.

Ebooks e whitepapers

Se escrevemos um artigo para um blog que apresenta um tópico relevante para o nosso público, é possível satisfazer interesses mais profundos nesse tópico, elaborando o assunto em um e-book ou whitepaper.

Utilizando uma Landing Page, podemos dar esse recurso em troca do preenchimento de um formulário onde o visitante insere algumas informações como o nome e o email.

Subscrição de newsletters por email

Vamos supor que escrevemos muito conteúdo para um blog sobre um tópico similar.

Claro que podemos desenvolver um e-book ou whitepaper que elabore detalhes específicos, mas também podemos oferecer aos nossos leitores informações por e-mail para o qual podem se inscrever para obter o conteúdo mais recente nessa área.

Em vários posts do blog, devemos usar uma call-to-action (CTA) para convidar os leitores a se inscreverem. Essa CTA  pode vincular-se a uma Landing Page separada na qual os leitores podem inserir as suas informações de contacto para receberem futuramente mais informações.

Inscrição on-line em cursos

Os cursos on-line também devem ter suas próprias Landing Pages. Usando essas páginas, podemos convidar novos alunos a se inscreverem para uma aula que oferecemos e capturaramos informações sobre eles que podem levar a um relacionamento com o cliente que vai além dos cursos.

Registo em Eventos

Semelhante aos cursos on-line, os eventos exigem que colatemos informações sobre o nosso público para que eles possam receber atualizações antes do evento.

Um evento, assim como suas várias sessões e palestras, pode ter suas próprias Landing Pages individuais para transformar os participantes do evento em futuros clientes de negócios.

Avaliação gratuita de um produto

Podemos utilizar uma Landing Page para oferecer às pessoas uma demonstração gratuita do um produto do nosso site.

Trazemos os utilizadores para uma página onde eles podem se inscrever para uma demonstração gratuita do nosso produto usando o nome, endereço de e-mail, numero de telefone e qualquer outra informação que consideremos importante.

Registos em comunidades e em grupos

Se o nosso negócio prospera na conversa entre o nosso público – talvez tenhamos um site dedicado ao diálogo entre os utilizadores- não há problema em torná-lo apenas para convidados.

Na verdade, é uma ótima maneira de gerar leads por meio de pessoas que desejam tornar-se membros da nossa comunidade. Criamos uma Landing Page  que permita que os visitantes do site se inscrevam para se tornarem membros do grupo.

Download de aplicação

O desenvolvimento de uma aplicação para o nosso produto não apenas melhora a experiência do cliente, mas também oferece uma outra maneira de capturar leads do nosso público.

Uma Landing Page otimizada para leads que convida os utilizadores a fazerem o download de uma aplicação é bastante comum.

Porque as Landing Pages são tão importantes?

Muitas empresas enviam os seus anúncios, e-mail ou tráfego das redes sociais para a sua página inicial. Esta é uma grande oportunidade perdida. Quando sabemos que um fluxo de tráfego segmentado chegará ao nosso website, poderemos  aumentar a probabilidade de converter esse tráfego em leads usando uma Landing Page segmentada.

Por exemplo, imaginemos que temos um anúncio PPC da Google Ads em exibição para uma das nossas melhores palavras-chave.

Mesmo que anunciemos o quanto nós somos ótimos e alguém clica nesse anúncio, desejamos enviá-lo para a nossa página inicial? Quando eles chegam à nossa página inicial, o que eles devem fazer? O que nós queremos que eles façam?

Depois de descobrir qual a ação que desejamos que um visitante faça, tornamos mais fácil para eles fazerem exatamente isso. Envimo-los para uma Landing Page onde lhes é pedido que concluam essa ação. Veremos a eficácia do nosso marketing online melhorar drasticamente.

Em conclusão, se estamos a trabalhar focados em ter mais clientes, em vender mais, não existe razão nenhuma para não utilizarmos Landing Pages para esse fim.

Sobre o autor

helena.ledo administrator

Deixar uma resposta